"Sem a curiosidade que move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo, nem ensino". Autor: Paulo Freire.

Projetos da Escola

Programa: O Caráter Conta


O Programa "O CARÁTER CONTA!" é uma parceria entre a ONG "Os Companheiros das Américas", Virginia State University (4-H), IEPES, GERED e Secretaria Municipal de Educação de Joinville, SC. Seu principal objetivo é a construção de uma cultura de paz nas escolas por meio da sistematização de valores nas atividades pedagógicas.

Uma pessoa de caráter vive de acordo com os seis pilares do caráter!

Pilares:
Zelo: Seja gentil. Seja compassivo e demonstre que você se preocupa. Expresse gratidão. Ajude as pessoas em necessidade.

Sinceridade: Seja honesto. Não engane, não fraude, não roube. Seja confiável e faça mesmo o que disse que iria fazer. Tenha coragem para fazer o que é certo.

Responsabilidade: Faça o que deve fazer. Persista: continue tentando. Faça sempre o melhor que puder. Seja responsável por suas escolhas.

Cidadania: Faça sua parte para melhorar sua escola e sua comunidade. Coopere. Mantenha-se informado, vote. Seja um bom vizinho.

Respeito: Seja tolerante às diferenças. Considere os sentimentos dos outros. Não ameace, agrida ou machuque ninguém. Lide tranquilamente com a raiva, insultos e desacordos.

Senso de Justiça: Aja de acordo com as regras. Aguarde a sua vez e compartilhe. Mantenha a mente aberta; escute os outros. Não tire vantagem sobre os outros.


Projeto Qualivida


Projeto Cultural

Tema: Qualivida - “Caráter Conta”

Profissionais envolvidos:
Direção, equipe técnica pedagógica, funcionários, professores do ensino fundamental e do ensino médio.

Público envolvido:
Alunos do ensino médio e do ensino fundamental, equipe diretiva, professores, funcionários, Instituições de Ensino Superior e Técnico, pais e comunidade em geral.

Local de realização e apresentação do projeto:
Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto.

Período de realização:
Estudos e preparação para o evento 16 a 21 de maio de 2011.

Data da apresentação:
28/05/2011.

Programação/Atividade de Aprendizagem
Início – 08:00 h
Término – 12:00 h

Objetivo Geral:
Estimular a todos os envolvidos a serem pessoas de bom caráter, reconhecendo a diferença entre o certo e o errado, preocupando-se em fazer o bem comum, ajudando outras pessoas, a escola e a comunidade a serem melhores, agindo com respeito aos pais, professores, protegendo o meio ambiente, conservando recursos, reduzindo a poluição e fazendo a sua parte na limpeza, respeitando as regras, as leis e os princípios de democracia, promovendo a saúde física e mental, Preparar para a escolha profissional, vivendo de acordo com os ensinamentos dos “Seis Pilares do Caráter”: Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Senso de Justiça, Zelo e Cidadania.

Justificativa:
A educação é elemento indispensável para a formação e transformação do cidadão, sendo responsabilidade da família e da escola.
A Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto tem como missão “Promover o desenvolvimento de cidadãos conscientes, incentivando a buscar conhecimentos múltiplos para o desenvolvimento integral, respeito ao ser humano e ao meio ambiente”.
Neste sentido, este projeto pretende refletir sobre o desenvolvimento das relações humanas, contribuindo para o processo ensino aprendizagem, preparar para a escolha profissional e preparar para saber viver de acordo com os ensinamentos dos “Seis Pilares do Caráter”: Sinceridade, Respeito, responsabilidade, Senso de Justiça, Zelo e cidadania.
Assim, este projeto contribuirá para a integração entre família, escola e comunidade em geral, a promoção da saúde física e mental, reflexão acerca dos valores do “caráter”, e a preparação do cidadão para o futuro e convívio em sociedade.