Universidade
Federal do Estado de Santa Catarina.
Curso de Especialização de Educação
na Cultura Digital.
Escola de Educação Básica
Engenheiro Annes Gualberto.
Cursista: Marise Goetten de Souza
Linhares.
Núcleo
Específico de Física
Professor: Henrique César da Silva.
Tutor: Jonathan Thomas de Jesus
Neto.
Plano de
Ação Coletiva 3 – PLAC3
Professora: Marimar Silva
Tutor: Franco Maximiliano Rodriguez
Migliarini
Atividade 01: Ação 03 / Avaliação da Experiência
1 - Os avanços alcançados diante da sua experiência de integração
Em física temos no ensino médio 2 aulas semanais,
além dos computadores utilizados, ficou livre (a disposição/disponibilidade)
para cada aluno como melhor parecesse estar desenvolvendo seus trabalhos, podia
ser feito de maneira manual ou digital, o acesso aconteceu na escola e em casa
na medida que lhes fosse possível, realizarem. Foram aulas diferenciadas,
inclusive com alunos filmando uns aos outros, utilizando formatos digitais
variados. Além do que foi
disponibilizado e-mail e facebook para diálogo com a professora, para acertar
detalhes e até recebimento dos trabalhos/tarefas. Em minha opinião excelentes
avanços já que basicamente não dispomos de tempo, ou não organizamos melhor o
tempo para este tipo de atividades a serem desenvolvidas frequentemente.
2- Os desafios enfrentados na realização da experiência de
integração
Como mencionado anteriormente, este é um bimestre cheio de correrias e contratempos, já que a maior correria agora é em busca de notas para fechar média e passar de ano ou estudar para o exame; além de que, há feriados bem como reuniões pedagógicas, que fogem da nossa capacidade, administrar estas aulas com mais ou menos volume de aprendizagens. Há alunos que se consideram já aprovados, com media igual a 7 (ou 28 pontos) e que não demonstram interesse e acabam incomodando em classe enquanto que outros precisam de nota estão se demonstrando interessados, empenhados, interagem trazem diálogos diferentes dos costumeiros. O tempo foi curto, talvez se fosse colocado em outro bimestre, teríamos mais alunos interagindo de maneira mais eficaz.
Como mencionado anteriormente, este é um bimestre cheio de correrias e contratempos, já que a maior correria agora é em busca de notas para fechar média e passar de ano ou estudar para o exame; além de que, há feriados bem como reuniões pedagógicas, que fogem da nossa capacidade, administrar estas aulas com mais ou menos volume de aprendizagens. Há alunos que se consideram já aprovados, com media igual a 7 (ou 28 pontos) e que não demonstram interesse e acabam incomodando em classe enquanto que outros precisam de nota estão se demonstrando interessados, empenhados, interagem trazem diálogos diferentes dos costumeiros. O tempo foi curto, talvez se fosse colocado em outro bimestre, teríamos mais alunos interagindo de maneira mais eficaz.
3- As alternativas que você julga pertinentes e de possível
implementação, de modo a aperfeiçoar a integração das TDIC às práticas
pedagógicas, a partir da reflexão acerca da experiência realizada.
O uso do
celular, quando tem um objetivo claro definido é de grande valia, já que
atualmente a maioria das pessoas possui do tipo que funciona como um
minicomputador: ele digita, fotografa, filma, acessa redes sociais e internet
com todos os recursos de aplicativos necessários à essas práticas pedagógicas
serem aperfeiçoadas. Claro que nem todos tem este acesso ainda, mas por isso
aproveitamos a sala informatizada, e em classe ou nesta sala puderam estar
trabalhando, pesquisando, estudando de maneira individual e em equipes: um
auxiliando o outro – quem tem mais facilidade X quem tem mais dificuldade;
inclusive partindo de alguns alunos a iniciativa de utilizar aplicativo
diferente dos mencionados, por não travar (???) – opinião dos próprios alunos –
quando mencionado sobre aplicativo de história em quadrinhos,
por exemplo.